27 dezembro 2005

RELATOS DE UMA NOITE NO EMBU - 22 de dez 2005





COMEÇAMOS!!!!!! E QUE COMEÇO!!!!!
Caros, quero cumprimentar a todos pelo desempenho nos primeiros dias de atividade no Embu. Todos sabem que as atividades que estavam previstas para os dias 26, 27 e 28 foram suspensas. A suspensão foi uma reivindicação da coordenação do NCE em vista das dificuldades operacionais apresentadas. Nenhuma dessas dificuldades é de responsabilidade da equipe do NCE. Nesta semana, a coordenação geral do projeto Geração Cidadã está se esforçando para resolver os problemas pendentes: a acústica infernal do complexo de salas próximas ao auditório, o funcionamento da Internet, a compra e instalação dos equipamentos de rádio, a limpeza e arrumação diária das salas (trata-se de conseguir junto à prefeitura do Embu uma equipe de funcionários para fazer o serviço de limpeza; por enquanto, eles contam com apenas dois funcionários, que não podem, obviamente, dar conta de todo o trabalho).
Bem, como eu disse, as soluções desses problemas está sendo encaminhada pela coordenação geral do GC.
Voltemos então à nossa atuação nos dias 20 e 21.
Acho que o principal é que começamos. Não temos mais que fazer exercícios de imaginação sobre o que vamos encontrar. O começo, acho eu, é sempre o momento mais difícil, porque vem carregado de incertezas. Agora não mais. Sobretudo, aquilo que era uma certeza se tornou fato: TEMOS UMA EQUIPE EXCEPCIONAL. Com salas apertadas e cheias, com um ruído infernal, Internet fora do ar... os mediadores conseguiram instaurar uma relação pedagógica com as turmas, diferenciar o perfil das nossas atividades das referências anteriores que os jovens tinham no projeto.
Se conseguimos fazer isso apesar das dificuldades imprevistas, imaginem o que não faremos quando essas dificuldades, ou pelo menos parte delas, forem solucionadas. De nossa parte, isto é, da parte da coordenação da equipe do NCE, fica o compromisso de deixar tudo bem claro para os coordenadores do Geração Cidadã: eles estão tendo uma ótima oportunidade para dar aos jovens que participam do projeto uma experiência ímpar em matéria de educomunicação, basta agora solucionar os problemas que não estão previstos no contrato estabelecido nem nas negociações mantidas durante meses antes do início das atividades.
Se conseguimos fazer isso apesar das dificuldades imprevistas, imaginem o que não faremos quando essas dificuldades, ou pelo menos parte delas, forem solucionadas. De nossa parte, isto é, da parte da coordenação da equipe do NCE, fica o compromisso de deixar tudo bem claro para os coordenadores do Geração Cidadã: eles estão tendo uma ótima oportunidade para dar aos jovens que participam do projeto uma experiência ímpar em matéria de educomunicação, basta agora solucionar os problemas que não estão previstos no contrato estabelecido nem nas negociações mantidas durante meses antes do início das atividades.O que segue abaixo são os depoimentos dos mediadores que participaram das atividades do dia 22 de dezembro no turno da noite. Esse dia foi marcado pela nossa surpresa em virtude do não funcionamento da Internet. A solução que encontramos – concentrar as atividades na produção de cartazes temáticos por cada um dos cinco grupos de cada turma – mostrou-se interessante por permitir a primeira atividade de grupo e a consolidação dos laços de colaboração e de participação coletiva dos alunos. Também ajudou os mediadores a perceberem melhor os perfis dos grupos e das turmas e a estabelecer com eles um diálogo pedagógico que toma forma seguindo os princípios de uma relação aberta e democrática na qual o mediador atua como um facilitador para a atuação dos indivíduos e dos grupos. Creio que os depoimentos revelam que fomos bem sucedidos na nossa prova de fogo.

Cumprimento mais uma vez a todos,
Robson.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

27 dezembro, 2005 13:40  
Anonymous Anônimo said...

Olá,
eu de novo.
Seria legal se adquiríssemos o hábito de frequentar esse espaço virtual e de interagirmos aqui.
A questão é: será que é possível usar a Internet como instrumento de uma verdadeira interação entre pessoas, como forma de diálogo aberto e participativo e de formação de comunidades virtuais?
Já que estamos propondo isso aos nossos cursistas no Embu, que tal experimentarmos nós mesmos, testarmos essa possibilidade.
Como há pouco tempo para reuniões presenciais, a comunicação via Internet será fundamental para a coordenação de nossas ações.
A propósito: também podemos aproveitar para tirar dúvidas sobre a técnica de funcionamento do blog (coisa que teremos que dominar para trabalhar com os nossos cursistas). Na mensagem acima há um erro de concordância terrível. Não consegui corrigi-lo, porque quando vou reeditar a mensagem ela aparece com um espaço grande em branco no início. Alguém sabe o que fazer num caso desses? Eu agradeceria e a sintaxe também.
Abraço a todos,
Robson.

27 dezembro, 2005 13:41  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns, equipe do projeto de Embu. Fiquei muito animada com o relato de vcs, apesar dos problemas técnicos surgidos. Quanto ao grau de animação dos jovens, isto é natural, e precisamos ver este trabalho como um desafio, uma oportunidade/chance e algo vivo, bem vivo, portanto, cheio de surpresas...Beijão a todas(os). Tania

27 dezembro, 2005 22:41  
Anonymous Anônimo said...

Leia-se: "as soluções desses problemas estão sendo encaminhadas pela coordenação geral do GC."
E não me venham acisar de espinafrar a nossa maltrapilha gramática.
Atenção mediadores do laboratório!!!!
Alguém poderia verificar qual é o problema com o editor de postagens????
Abraço,
Robson.

28 dezembro, 2005 00:39  
Anonymous Anônimo said...

Passei o dia esperendo o telefonema do Embu confirmando a entrega dos equipamentos de rádio.
Não veio.
Amanhã vou pegar a buzanfa na Francisco Morato... vou até lá pegar no pé de alguém.
Robson.

28 dezembro, 2005 00:44  
Anonymous Anônimo said...

Acabei agora de fazer a tabela do uso do laboratório para todos os 225 grupos. Ficou uma beleza!!! Até me dei um tempo pra ficar escrevendo bobagem aqui.
R.

28 dezembro, 2005 00:50  

Postar um comentário

<< Home