14 dezembro 2005

BLOGS NO GERAÇÃO CIDADÃ



O que pretendemos no trabalho que utiliza a mediação tecnológica da Internet e da ferramenta denominada blog?

  • Criar situações de socialização e aprendizagem nas quais a comunicação interpessoal seja um fundamento da produção dialógica do conhecimento.
  • Aproximar o aluno da experiência de comunicação mediada por computador e familiarizá-lo com o universo de informações e de trocas comunicacionais da Internet.
  • Desenvolver formas abertas e democráticas de participação e de gestão em processos comunicacionais.
  • Propiciar um processo pedagógico de produção de sentido pela inserção norteadora ou transversal de temas como Educomunicação, Meio Ambiente, Jovens e Mídias, Democratização da Comunicação, Diversidade Cultural, e Promoção da Saúde, Elevação da Escolaridade, Ética e Cidadania, Noções de Empreendedorismo.

    Todas esses aspectos envolvidos em nossas ações devem ser coerentes com a perspectiva da Educomunicação, definida, segundo o professor Ismar de Oliveira Soares como “um conjunto de ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e a fortalecer ecossistemas comunicativos em espaços educativos presenciais e virtuais, assim como melhorar o coeficiente comunicativo das ações educativas, incluindo as relacionadas ao uso dos recursos da informação no processo de aprendizagem.”

6 Comments:

Blogger Teia said...

oi galera..tô aqui pelejando pra virar "blogeira" Boa Sorte para nós!!!! Beijo
renata sanches

15 dezembro, 2005 16:47  
Anonymous Anônimo said...

Estou achando bastante interessante este trabalho com Blogs no Geração Cidadã. Sorte destes meninos que estão sendo capacitados para viver as novidades da tecnologia atual.
Beijos a todos e boa sorte!

Carmen

16 dezembro, 2005 10:16  
Anonymous Anônimo said...

esse encontro de hoje,foi maisconstrutivos,acada tentaviva,surgem novos desafios!!!

16 dezembro, 2005 10:18  
Blogger Teia said...

Carmen,

Sorte a nossa que estamos aprendendo junto com eles, não é mesmo?

Márcia Cristina

16 dezembro, 2005 10:28  
Anonymous Anônimo said...

Recentemente, ouvi de um colega de trabalho (um eufórico virtual, eu diria) a seguinte frase:
"Hoje em dia, você conhece melhor o perfil de outro idivíduo por como ele se apresenta (suas opiniões, as pessoas com quem ele se "relaciona", seus link's favoritos, etc.) nos meios virtuais (orkut, blog, lista de discussão, e-mail de grupo, msn, etc.).
Temo toda e qualquer supervalorização das coisas. Para mim, tal postura beira a irracionalidade.

16 dezembro, 2005 10:32  
Blogger Peregrino said...

Acho que eu consegui fazer um blog. Preciso agora saber exatamente como publicar coisas interessantes. Para isso, a ajuda de todos vocês será fundamental. Aceito críticas e sugestões.

Bom trabalho a todos,
Edvan

16 dezembro, 2005 10:57  

Postar um comentário

<< Home